Cerca de 170 redentoristas vão eleger o governo em assembleia no final de setembro. Unidades de Fortaleza, Goiás e Recife serão suprimidas.
Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, redentoristas das unidades de Fortaleza, Goiás e Recife estarão reunidos na capital federal para uma assembleia histórica de fundação da Província de Brasília. Durante o encontro, será efetivada a criação da nova unidade da Congregação do Santíssimo Redentor, que terá como campo de missão a região central e quase todo o nordeste do país. Nossa Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo, no Lago Sul, sediará a celebração especial de instalação da nova província e posse do primeiro governo.
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo é o marco da presença redentorista na região, desde antes da construção da nova capital. A missa solene será no dia 29 de setembro, sexta-feira, às 11 horas, e será transmitida pela TV Pai Eterno como forma de propiciar a comunhão com todas as frentes missionárias da Província de Brasília.
O governo da nova Província de Brasília será composto por sete membros: o superior provincial, quatro conselheiros ordinários (sendo que um deles será eleito também vigário provincial), e dois conselheiros extraordinários. Para esta primeira eleição, a lei aprovada tem algumas especificidades para garantir a representatividade das unidades que serão suprimidas na animação da caminhada da nova província.
A assembleia redentorista será aberta com uma missa na Catedral Metropolitana, no dia 25, às 18h, presidida pelo arcebispo da capital federal, cardeal Paulo Cezar Costa. Os trabalhos vão acontecer na Casa de Encontros Dom Luciano, pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante o evento, uma manhã de espiritualidade será realizada para animar os religiosos à participação consciente no processo eletivo do governo da nova unidade.
A programação também deverá favorecer aos participantes mais conhecimento sobre a história e a cultura das Unidades da Federação onde atuam os redentoristas da nova Província de Brasília. São oito na região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), três na região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso), e um na região Norte (Tocantins). Também não se pode esquecer que a nova unidade possui membros em missão no exterior, na Itália, em Portugal e Moçambique.
Pe. Reinaldo Martins, pároco de nossa Paróquia, ressalta a importância deste momento histórico para nossa comunidade que acolhe com alegria os missionários redentoristas. E convida todos os paroquianos para participar da celebração de instalação da Província Redentorista de Brasília.
Que trabalho lindo!Ele mostra a capacidade das nossas irmãs que , ao realizá-los , estão se realizando também!