top of page
Foto do escritorEquipe Perpétuo Socorro

Curso de Noivos On-line




A pandemia de coronavírus nos obrigou a adotar muitas mudanças no dia a dia. Tivemos que nos adaptar a novas rotinas, refazer planos, nos acostumar a fazer muitas coisas de formas diferentes das que fazíamos antes. Foi assim em nossas casas, no trabalho e até na nossa vida religiosa.


A Igreja também teve que se adaptar. Com a suspensão das celebrações presenciais, vieram as missas on-line. Aliás, as redes sociais foram, e têm sido, grandes aliadas neste período.


Muita gente que pensava em se casar em 2020, acabou adiando ou mudando os planos. E quem queria se preparar para o casamento, encontrou um novo formato de curso de noivos: on-line. Este ano, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, os dois cursos de noivos oferecidos, em abril e em outubro, foram feitos com ajuda da internet.


O casal de coordenadores do curso de noivos, Marcelo e Luciana Barros, trabalhou adaptar o conteúdo para as plataformas digitais. “A base do curso foi pelo Instagram. Ali postávamos o material, os vídeos. Abrimos uma conta restrita só para os participantes do curso e integrantes da equipe. É uma conta fechada. Também formamos um grupo temporário de Whatsapp para facilitar a comunicação, trocarmos dúvidas e ideias”, conta Marcelo. Além da mulher Luciana, outros 7 casais fazem parte da equipe.


Os cursos duraram uma semana. Cada dia os participantes tinham uma atividade para acompanhar e realizar. Durante 3 dias foram postadas palestras gravadas e 3 dias foram feitas atividades em tempo real. Além disso, foi feito o retiro on-line, com lives. Quando os cursos eram oferecidos presencialmente, todo o conteúdo era condensado em um dia inteiro, normalmente na tarde de um sábado e na manhã de um domingo.


“Os cursos on-line foram exatamente os mesmos dos presenciais. Fizemos o mais próximo possível de como era o presencial e deu muito certo!”, avalia Marcelo Barros. Entre os temas abordados estiveram: diálogo conjugal, oração conjugal, finanças e sexualidade.


Os cursos de noivos on-line tiveram uma ótima avaliação dos participantes. “O curso continua sendo leve, apesar de tratar de assuntos muito sérios. A gente teve um retorno muito positivo dos participantes. A gente sabe que sempre pode melhorar, mas o feedback foi muito bacana. Muita gente relata que descobre que pode melhorar, que pontos são importantes. As vezes faltam parâmetros pras pessoas. É um momento de reflexão do casal”, conta Marcelo.


O certificado do curso tem validade de 6 meses. E para recebê-lo os casais tiveram que encontrar o padre, na paróquia. Para os coordenadores do curso de noivos, uma coisa chamou atenção: mesmo sem a exigência do curso de noivos, pela Arquidiocese, durante o período de pandemia, as pessoas se interessaram em participar. Na última turma, agora em outubro, 12 casais participaram da formação.


O retorno foi tão positivo que os coordenadores avaliam a possibilidade de manter o curso on-line, mesmo quando as turmas presenciais puderem voltar a ser oferecidas.



158 visualizações

Comments


bottom of page